Português | English

 

 

.....................................................................TAREFAS............................................................

 

 

1 - Para uma Filosofia da Imagem - Contribuir para a elaboração de uma "filosofia da imagem".

2 - Imagem e Pensamento Diagramático - Analisar o lugar da imagem em três programas epistemológicos e semióticos (Leibniz, Frege e Peirce).

3 - Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem - Discutir as transformações do estatuto e funções da imagem na passagem da civilizaçõo da escrita para a civilização da imagem.

4 - Estudos Filosóficos sobre Imagem entre Arte e Ciência - Questionar a natureza da imagem em diálogo com a tradição filosófica e alguns dos seus desenvolvimentos no século XX (Bachelard e Deleuze).

5 - Estudos Históricos sobre Imagem entre Arte e Ciência - Fazer o estudo histórico de quatro obras paradigmáticas quanto ao estatuto híbrido que a imagem nelas desempenha, enquanto dispositivo de saber dotado de valor estético vs objecto artístico cognitivamente orientado (Leonardo, Vesalius, Goethe e Darwin).

6 - A Arte da Imagem Científica - Investigar as formas pelas quais a imagem é usada na construção do conhecimento cientíifico e na comunicação/divulgação da ciência a partir do levantamento exaustivo do seu lugar na revista Nature e em duas revistas portuguesas (científica e de divulgação).

7 - Desenhar a Ciência - Estudo sistemático da ilustração científica em Portugal.

8 - Desenhos Anatómicos na Colecção do Museu de Medicina - Identificar, catalogar e estudar a inexplorada colecção de desenhos anatómicos do Museu de Medicina da Universidade de Lisboa.

9 - O Desenho de Nú - Confrontação entre o estudo científico da anatomia humana e o desenho artístico do corpo humano através do estudo da colecção de desenhos de nú da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

10 - Neuroestética - Interrogar o alcance das recentes explorações (anos 90) da Neuroestética.

11 - Crossings - Divulgar amplamente o nosso trabalho e resultados, nomeadamente através de uma exposição final e de um colóquio internacional.

 

 

 

© 2008 A Imagem na Ciência e na Arte · Todos os direitos reservados