Português | English

 

 

PUBLICAÇÕES

 

:: Livros



Publicado - A. Gaspar (Org.), “Ciência, Psicanálise e Poética em torno de Gaston Bachelard”. Cadernos de Filosofia das Ciências 6. Lisboa: CFCUL, 2008, 182 pp.

Publicado - N. Carvalho, “A imagem-sensação: Deleuze e a Pintura”, Colecção Thesis 2. Lisboa: CFCUL, 2009, 99 pp.

Publicado - C. Ribeiro, “Electrões Inobserváveis e Estrela Invisíveis. Em torno do Questão do Realismo Científico: Bas C. van Fraassen versus Alan Musgrave”, Colecção Thesis 4. Lisboa: CFCUL, 2009, 240 pp.

Publicado – A. Gaspar, “Entre o Conceito e a Imagem. O lugar da Psicanálise na obra de Gaston Bachelard”, Colecção Thesis 5. Lisboa: CFCUL, 2010, 158 pp.

Publicado – O. Pombo e A. Gerner (Eds.), “Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis”, London: College Publications, 2010, 240 pp.

Publicado – J. Araújo, “As cidades, os castelos e a onda – imagens, diagramas e metáforas entre Calvino, Escher e Bohr”, Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, 151 pp.

Publicado – O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art?, Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, 175 pp.

Publicado – O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), “As imagens com que a Ciência se faz”, Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, 286 pp.

Publicado – R. Vilhena, “Solaris. Sistema Beta Pictoris”. Lisboa: Fim de Século, 2011, 95 pp.

Publicado – O. Pombo, C. Nabais, C. Tavares, M. Alves, M. Pina, P. Silva, R. Santos e S. Di Marco, “corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte”. Lisboa: Ciência Viva, 2011, 27 pp.

Publicado - Alberto Faria. “A colecção de desenho antigo da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (1830-1935): Tradição, Formação e Gosto”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011, 414 pp.

No prelo - Olga Pombo e Marco Pina (Ed.), “Em torno de Darwin”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

No prelo - Cristina Azevedo Tavares (Ed.), “O desenho do corpo na ciência e na arte”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

No prelo - Olga Pombo e Marco Pina (Ed.), “Lugares e modelos”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

No prelo - Nuno Melim. “Visível e enunciável”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

No prelo - Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), “Da civilização da palavra à civilização da imagem”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

No prelo - Olga Pombo (Ed.), “Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

No prelo - Catarina Nabais (Ed.), “corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição”. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século

Aceite para publicação - Catarina Nabais. “L' Esthétique en tant que Philosophie de la Nature”. Paris: L'Harmattan

Aceite para publicação - Pedro Salgado (Ed.). “Cinco Séculos de Ilustração Científica”. Lisboa: Assírio & Alvim

 

:: Artigos e capítulos internacionais

Olga Pombo, Catarina Nabais, Marco Pina, Silvia Di Marco, "Body-image: crossing Science and Art", no ‚mbito do projecto Imagem na CiÍncia e na Arte, publicado nas actas da Electronic Visualisation and the Arts (EVA 2012), London, UK, 10 - 12 July 2012.

Publicado – Olga Pombo, Epistemologia da Interdisciplinaridade, In: Ideação, Revista do Centro de Educação e Letras, Vol. 10, Nº 1, 1º Semestre de 2008, Foz do Iguaçu: Edunioeste, pp. 09-40

Publicado – O. Pombo, Interdisciplinaridade e Transformações Epistemológicas Contemporâneas. Entrevista a Olga Pombo. In: Olhares, n.º 1, UNIJORGE/Brasil, Outubro, 2009, pp. 7-10

Publicado – O Pombo, Linguagem e Conhecimento em Leibniz. In: O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC, n.º 26, 2009, pp.9-29

Publicado – A. Bracinha Vieira, Grammatical equivalents of Palaeolithic tools: a hypothesis. Theory in Bioscience (2010) 129: 203-210

Publicado – M. Bauer, Diagrammatology, Scenographic Media, and the Display Function of Art. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.125-142

Publicado – V. Giardino, The World in Maps: Looking for Treasures, Neurons, and Soldiers. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.145-165

Publicado – A. Gerner, Notes on Diagrams and Maps. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.167-189

Publicado – C. Ernst, “From Images to Diagrams”. Diagrammatic Reasoning in Gilles Deleuze’s Film Philosophy and its Relevance for General Media-Theory. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.191-210

Publicado – C. Nabais, Deleuze’s Rhizome-Thought. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.211-224

Publicado – O. Pombo e A. Gerner, Preface. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.i-v

Publicado – O. Pombo, Operativity and Representativy of the Sign in Leibniz. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.1-11

Publicado – S. Krämer, ‘Epistemology of the Line’. Reflections on the Diagrammatical Mind. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.13-38

Publicado – J. Wöpking, Space, Structure, and Similarity. On Representationalist Theories of Diagrams. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.39-55

Publicado – F. Stjernfelt, The Extension of the Peircean Diagram Category. Charting the Implications of a Diagrammatical Revolution in Semiotic. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.57-72

Publicado – A. Pietarinen, Is Non-Visual Diagrammatic Logic Possible? In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.73-81

Publicado – A. Franco Oliveira, Picture-proofs in Mathematics: a Chapter in James Robert Borwn’s Philosophy of Mathematics, with Examples. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.85-94

Publicado – A. Nepomuceno-Fernández, Concept Script and Diagrams: Two Ways of Using Images in Scientific Reasoning. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.95-115

Publicado – J. Croca, Diagrammatic Thinking in Physics. In: O. Pombo e A. Gerner (Eds.), Studies in Diagrammatology and Diagram Praxis, London: College Publications, 2010, pp.117-124

Publicado – S. Di Marco, M. Pina e O. Pombo, Introduction. In: O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art?, Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.9-20

Publicado – C. Cappelletto, Neuroaesthetics: Origins, Perspectives, Problems. In: O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art? Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.81-100

Publicado – A. Pinotti, The Brain, an Artist? Maximalistic and Minimalistic Approaches to Neuroaesthetics. In: O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art? Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, pp.101-117

Publicado – V. Correia, Emotional Aspects of Neuroaesthetics: A Naturalistic Approach. In: O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art? Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.119-137

Publicado – A. Gerner, Critical notes on Two Forms of Reductionism: Some Shortcomings of Both Strong Conceptual and Strong Neuroaesthetic Accounts of Aesthetics. In: O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art? Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.139-163

Publicado – C. Nabais, Microbrains: Art according to Gilles Deleuze. In: O. Pombo, S. Di Marco e M. Pina (Eds.), Neuroaesthetics. Can Science Explain Art? Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.165-175

Publicado – O. Pombo, Three Roots for Leibniz's Contribution to the Computational Conception of Reason. In: F. Ferreira, B. Löwe, L. Mayordomo e L. M. Gomes (Eds.), Programs, Proofs, Processes. 6th Conference on Computability in Europe, CiE 2010, Ponta Delgada, Azores, Portugal, June/July 2010, Proceedings, Berlin: Springer, pp.352-361.

Publicado – O. Pombo, Neurath and the Unity of Science: an Introduction. In: O. Pombo, J. Symons e J. Manuel Torres (Eds.). Otto Neurath and the Unity of Science. Dordrecht/Heidelberg/London/New York: Springer, 2010, pp.1-11

Publicado – O. Pombo, Neurath and the Encyclopaedic Project of Unity of Science. In: O. Pombo, J. Symons e J. Manuel Torres (Eds.). Otto Neurath and the Unity of Science. Dordrecht/Heidelberg/London/New York: Springer, 2010, pp.57-68

Publicado – S. Di Marco, Contemporary Medical Imaging: Open Questions for Philosophy of Knowledge. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 292-309

Publicado – C. Nabais, Filosofia, Arte e Ciência: modos de pensar o acontecimento e o virtual segundo Gilles Deleuze. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 319-326

Publicado – O. Pombo, The Great Discovery of Hobbe's Philosophy of Language. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 99-106

Publicado – A. Gaspar, Ciência e Psicanálise. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 311-318

Publicado – J. Croca, Philosophical Problems in Quantum Physics. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 395-418

Publicado – A. Paula Silva, Kepler e Peirce revisitados em 2009, Ano Internacional da Astronomia. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 437-444

Publicado – J. Cordovil, Do princípio da complementaridade ao fim da complementaridade. In: David Fernández Duque, Emilio F. Gómez Caminero, Ignacion Hernández Antón (Eds.), Estudios de Lógica, Lenguaje y Epistemología, Editorial: Fénix Editora, Sevilla, 2010, pp. 445-449

Aceite para publicação – O. Pombo, Introduction. In: O. Pombo, J. Symons, Shahid Rahman e J. Manuel Torres (Eds.). Special Sciences and Unity of Science. Dordrecht/Heidelberg/London/New York: Springer, 2011

No prelo – O. Pombo. Introdução. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Pinotti. Silent Story-telling: Typologies of Iconic Narratives. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – E. Pöppel. Aesthetics and mimetics of knowing: unifying principles of explicit, implicit and visual knowledge. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – L. Wiesing. Pause of participation. On the Function of Artificial Presence. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – C. Robinson. Images and Art in Nanotechnology. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Menezes. The art of ideas and the ideas of art. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – R. Kesseler. Science and sensibility: an artists approach to micro imaging. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Lima. Complexity and the enthralling power of networks. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – D. Marques, N. Farinha, A. Bigio e P. Salgado. Scientific Illustration: from Garcia de Orta to the Grupo do Risco. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – O.Pombo. Scientific images and nanoimages. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – H. Martins. Image tecnhologies, virtual sciences and the ludic cyber-world. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art.. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – D. Seixas. Neuroimaging the brain. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – J. Calado. Science-art continuum. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – J. Rancière. Imagem em movimento. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – N. Nabais. Imagem e teatro. In: Olga Pombo (Ed.), Proceedings of the international colloquium Image in Science and Art. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Guerreiro e O. Pombo. Introdução. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – P. Artières. Image d’écrits. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Z. Kitowicz. La psyché – image, parole. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Rodrigues. Imagem e semelhança – a arte no ensino e na cultura. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Grinbaum. Nom et image comme rites de la technoscience. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Guerreiro. As imagens sem memória e a esterilização da cultura. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Pinotti. Monument-nonument. Image, mémoire, oubli. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – G. Pereira. Escrita e theoria. A visibilidade das formas platónicas a partir de Eric Havelock. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Y. Espiña. Uma leitura aristotélica de Marshall McLuhan. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – S. Cid. Apreendendo complexidades: processo recursivo e criação artística. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – F. Fernandes. Uma espécie em vias de extinção? In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – V. Bomtems. L’écriture diagrammatique: Au dela des images et des mots. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – C. Nabais. Deleuze et Beckett: l’image comme épuisement du mot. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem, Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – N. Carvalho. Ponto, linha, plano… e teoria: lugar e função da linguagem na pintura de Wassily Kandinsky. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – V. Vidigal. Imagem prática. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – J. Garcia. O universo das imagens técnicas no pensamento de Wilhelm Flusser. In: Olga Pombo e António Guerreiro (Ed.), Da civilização da palavra à civilização da imagem. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

Artigos e capítulos nacionais

Publicado – A. Gaspar, “O Lugar da Psicanálise na Obra de Gaston Bachelard – um espaço para a transgressão dos conceitos”. In: A. Gaspar (Org.), Ciência, Psicanálise e Poética em torno de Gaston Bachelard. Cadernos de Filosofia das Ciências 6. Lisboa: CFCUL, 2008, pp. 55-74

Publicado – J. Carlos Araújo, “Bachelard ou o «ecletismo dos meios» - notas sobre fenomenologia, psicanálise, estética e epistemologia”. In: A. Gaspar (Org.), Ciência, Psicanálise e Poética em torno de Gaston Bachelard. Cadernos de Filosofia das Ciências 6. Lisboa: CFCUL, 2008, pp. 7-54

Publicado – J. Araújo, “Decomposição de um cancioneiro através da imaginação da matéria”. In: A. Gaspar (Org.), Ciência, Psicanálise e Poética em torno de Gaston Bachelard. Cadernos de Filosofia das Ciências 6. Lisboa: CFCUL, 2008, pp. 145-182

Publicado – Olga Pombo, “Elogio da Transmissão”, In: Pensar a Escola - Caderno Escolar (Escola Secundária Vitorino Nemésio), Nº 6, Lisboa, 2008, pp. 29-36

Publicado – Cristina Azevedo Tavares, “Textos de Apresentação”, in Catálogo da Exposição Finalistas/Sénior Students Pintura Painting FBAUL 06´07, Lisboa: SNBA, 2008.

Publicado – Cristina Azevedo Tavares, “Textos de Apresentação”, In: Catálogo da Exposição de Finalistas do Curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Jardim da Cascata, Quinta Real de Caxias, 2008.

Publicado – Cristina Azevedo Tavares. “A V Bienal Internacional de Medalha Contemporânea – Seixal”, In: Catálogo da V Bienal Internacional de Medalha Contemporânea - Seixal, Ed. Câmara Municipal do Seixal, 2008.

Publicado – Cristina Azevedo Tavares. “Maria José Mateus. A tapeçaria. Sem Ela Não Tem Sentido a Vida. Catálogo da Exposição”. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes, 2008.

Publicado – C. Azevedo Tavares, “O surrealismo e nós: 60 anos depois da primeira exposição surrealista”. In: Catálogo da Exposição Surrealismo porquê? Nos 60 anos da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa. Tomar: Edição Museu Municipal João de Castilho-Núcleo de Arte Contemporânea, 2008

Publicado – O. Pombo, “Characteristica Universalis e Transcendental Impuro. Apontamentos sob a forma de testemunho. In: F. Molder (Ed.) Paisagens dos Confins. Lisboa: Vendaval, 2009, pp. 91-100

Publicado – O. Pombo, A Propósito de "Relatividade e Física Clássica - continuidade e ruptura" por António Brotas. Gazeta de Física, 33 (2), 2010

Publicado – A. Vieira, Evolução Humana e Origem da Linguagem. Expresso, 18 de Setembro de 2010, pp. 36-38

Publicado – C. Nabais, Imagens do «Fora» em Deleuze. In: Eduardo Pellejero e Golgona Anghel (Eds.), «Fora» da filosofia: da Fenomenologia à Desconstrução, Lisboa: CFCUL, 2010, pp. 65-95

Publicado – O. Pombo, Introdução. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.9-20

Publicado – A. Bracinha Vieira, Imagens parietais paleolíticas e religiões da Pré-História. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.21-43

Publicado – G. Casella, A criação de imagem na arqueologia. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.45-55

Publicado – A. Ramos, O desenho do natural na reconstituição arqueológica. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.57-68

Publicado – A. Barros e B. Silva-Santos, Visualização e representação do “real” em imunologia. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.69-82

Publicado – M. Vale, A imagem à ciência e à ética em medicina fetal. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.83-96

Publicado – R. Gonçalves-Maia, As fotografias de difracção de raios X e a estrutura molecular. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.97-104

Publicado – D. Pestana, Representações gráficas na formação da intuição, na análise dos dados e na comunicação das ideias. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.105-119

Publicado – P. Almeida, O que é uma figura? In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.121-134

Publicado – D. Luz, Representações da astronomia e do céu nas artes visuais. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.135-154

Publicado – F. Sousa, A importância da imagem na oceanografia. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.155-162

- Publicado – R. Reis dos Santos, Usos e significados da imagem da árvore em Biologia. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, pp.163-194

Publicado – C. Marques da Silva, A Geologia e a imagem. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.195-221

Publicado – M. Estela Jardim, M. Peres e F. Madalena Costa, Imagens do século XIX: fotografia científica. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.223-244

Publicado – M. Beatriz Carmo e A. Paula Cláudio, Visualização. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.245-262

Publicado – T. Chambel, Imagens em movimento: o vídeo na ciência. In: O. Pombo e S. Di Marco (Eds.), As Imagens com que a Ciência se Faz. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Editora Fim de Século, 2010, pp.263-286

No prelo – C. Nabais. Introdução. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – O. Pombo. Representações do corpo na Ciência e na Arte. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – B. Groys. Self.design e responsabilidade estética. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Estela Jardim. A fotografia científica. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – P. Silva. Fabulosas raças de humanóides: monstros e robôs. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – F. Rosa Dias. Corpo e arte digital. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – S. Di Marco. Imagiologia médica e produção artística. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – C. Tavares. Representações do corpo na Arte. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – R. Santos. O desvelar do corpo por uma nova espécie de raios. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Secca. Uma nova imagem do cérebro. In: Catarina Nabais (Ed.), corpoIMAGEM – Representações do Corpo na Ciência e na Arte. Catálogo da exposição. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – C. Azevedo Tavares. Introdução. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Barros Veloso. André Vesálio e a descoberta da anatomia. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Cardoso. A fábrica do corpo como inteligibilidade do mundo. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – I. Ritto. Albrecht Dürer: um pioneiro da antropometria. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Calado. Desenhar o corpo – uma metodologia de ensino constante na Arte Ocidental. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – A. Faria. O estudo da anatomia na colecção de desenho antigo da FBAUL. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – L. Arruda. Imagens do corpo na Academia de Belas-Artes: método de aprender o desenho. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – C. Azevedo Tavares. O desenho do corpo e do gesto na colecção da Sociedade Nacional de Belas-Artes. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – P. Fontes da Costa. A representação do corpo hermafrodita no século XVIII. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – S. Di Marco. Naked to the flesh. Some notes on Medical Imaging, Modernism and Body Art. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – C. Branco. Weltanschauung da colecção Pilar Citoler. Cartografia do corpo I. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – L. Lions. Dignity: drawing relationships with the body. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – T. Levy. Uma vida sem vida, uma morte sem morte: vicissitudes do corpo. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Coloumbe. Dreaming of the future body: posthuman art and technological fascination. In: C. Azevedo Tavares (Ed.), Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – O. Pombo. Introdução. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Manuel Cadafaz de Matos. Arruda Furtado correspondente de Darwin. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – J. Wilkins. As árvores da lógica e a árvore da vida. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – O. Pombo e R. Santos. Darwin e a Ilustração Científica. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – J. Torres. Sobre os requisitos epistemológicos da teoria da evolução. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – J. Constâncio. Darwin e Nietzsche. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – M. Costa e M. Neves. No rasto do “verdadeiro evolucionismo”: o impacto de Darwin no pensamento de Henri bergson. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – G. Santos. O evolucionismo e a teoria da emergência. In: O. Pombo (Ed.), Em torno de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Thiago Henrique Santos, Do papel ao LCD: o desafio da comunicação científica via Web. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Maria Manuel Costa, A sala de aula, o ensino, os modelos 3D como suporte de transmissão e compreensão da ciência. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Ricardo Coelho, As imagens de Joule e o conceito de energia nos manuais: séc. XIX-XXI. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Ana Luísa Janeira, Imagens dos saberes nos gabinetes de curiosidades. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – João Luís Cordovil, Modelos em Física: o cavalo e a esfera. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – João Barbosa, Galileu e a crença na simplicidade dos modelos. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Jesús Portillo, Inferencia en la metáfora y la imagen. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Marcelo Dascal, A transcendência como imagem espacial: uma interpretação metafórica. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – João Araújo, Entidades quânticas: pacotes de ondas versus onduletas. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Elisa Maia, Modelos de química - investigação, ensino e arte. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Mercês Sousa Ramos, A teoria do caos na modelização da aprendizagem de conceitos, uma perspectiva. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Shahid Rahman, Models in science as games of make believe and the artifactual theory. In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

No prelo – Katherine Sirois, Du voir au savoir. Perspective sur la constitution des collections muséologiques.In: O. Pombo (Ed.), Lugares, Metáforas e Modelos. Lisboa: Fim de Século, 2011

 

:: Comunicações internacionais

Ingeborg Reichle, Genetic Aesthetics: Art emerging from the laboratory. International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Nina Szielasko, Graphic Design - Some Footnotes. International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Ingeborg Reichle, Scientific and Artistic Mapping: Exploring the Human Genome Project from Across the Disciplines.  International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Ingeborg Reichle, Perspectives on Imaging: Visual Practices across the Disciplines. International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Teresa Bígio, A utilização da Imagem nas Ciências Biológicas.International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Ingeborg Reichle, Image Science: Dialogues in Art and Science. International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Ingeborg Reichle, Picture Theory: Visual Representation in Art and Science. International Workshop “Towards a Philosophy of Image”. FCUL, 5-7 Novembro, 2007

Valeria Giardino, Diagrams in Logic and Mathematics. International WorkshopDiagrams in Logic and Mathematics: Epistemological Questions”, FCUL, 14 de Janeiro, 2008

Cláudia Ribeiro, Breve apresentação da estrutura da língua e escrita Chinesa. International WorkshopDiagrams in Logic and Mathematics: Epistemological Questions”, FCUL, 14 de Janeiro, 2008

Valeria Giardino, Visual displays of information and the practice of science: pragmatic approaches. International WorkshopVisual displays of information and the practice of science”, FCUL, 15 de Janeiro, 2008

Marta de Menezes, Apontamentos sobre arte biológica. International WorkshopVisual displays of information and the practice of science”, FCUL, 15 de Janeiro, 2008

Michael Hoffman, Forms and applications of diagrammatic rationality. International WorkshopDiagrammatic Thinking”, FCUL, 2-3 de Junho, 2008

Guida Aguiar de Carvalho, O espólio da Professora Seomara da Costa Primo. International WorkshopDiagrammatic Thinking”, FCUL, 2-3 de Junho, 2008

Valeria Giardino, Reasoning with diagrams: possible scenarios of empirical investigation. International WorkshopDiagrammatic Thinking”, FCUL, 2-3 de Junho, 2008

Michael Hoffman, Using the forces of diagrammatic rationality to reveal the inferential structure of belief-value systems. International WorkshopDiagrammatic Thinking”, FCUL, 2-3 de Junho, 2008

Alexander Gerner, Pilots of complex relations. On diagrams and conceptual mappings in contemporary art. International WorkshopDiagrammatic Thinking”, FCUL, 2-3 de Junho, 2008

Ricardo Melo, Images, imaging and the exploration of biodiversity. International WorkshopDiagrammatic Thinking”, FCUL, 2-3 de Junho, 2008

Silvia Di Marco. Medical Imaging. History and Problems. IV Jornadas Ibericas de Filosofia de la Ciencia, Lógica y Lenguagem, Facultad de Filosofia - Univ. de Sevilla. 26 de Fevereiro de 2009

Catarina Nabais. Filosofia, Arte e Ciência: modos de pensar o acontecimento em Deleuze. IV Jornadas Ibericas de Filosofia de la Ciencia, Lógica y Lenguagem, Facultad de Filosofia - Univ. de Sevilla. 27 de Fevereiro de 2009

Andrea Pinotti, Image and Pathos: (new) neuroesthetics and (old) empathy theories. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Vasco Correia, Emotional Aspects of Neuroesthetics. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Nuno Nabais, Contributos da Fenomenologia para a Neuroestética. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Alexander Gerner, Distractions of habitual attention routines: Notes on attending in aesthetic and art-object experience. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Chiara Cappelletto, Neuroesthetics: Origins and Perspectives. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Chiara Cappelletto, Mirror Neurons: the Brain as an Artist. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Nuno Nabais, Percepto, Afecto e Microcérebros: a Arte Segundo Gilles Deleuze. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Andrea Pinotti, Neuroesthetics of Visual Arts: issues in image-reception and production. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Herwig Turk e Paulo Pereira, We know more then we can articulate. International Workshop “Neuroaesthetic”, FCUL, 9-10 de Março, 2009

Frederik Stjernfelt, The extension of the Peircean diagram category. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Jan Wöpking, Diagrammatic Simulation. A Case Study of a Galilean Diagram. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Irene Mittelberg, Diagrammatic iconicity in grammar and gesture. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

A. Franco Oliveira, Picture-proofs in mathematics: a chapter in Robert Brown's philosophy of mathematics, with examples. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

José Croca, Diagrams in Physics. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Olga Pombo, Operativity and Representativity of the Sign in Leibniz. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Ahti-Veikko Pietarinnen, Is non-visual diagrammatic logic possible? International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Catarina Pombo Nabais, Rhizome – Thought. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Alexander Gerner, Notes on diagrammatic knowledge in contemporary art. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Frederik Stjernfelt, What can we learn from maps as a diagram type? International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Matthias Bauer, Diagrammatology, scenographic media and the display function of art. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Tiago Lança, Architectural and space drawing: Thinking with the hand. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Paulo Urbano, Mimetism and Collective Pattern Formation. International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

Miguel Cardoso e Santiago Ortiz, Bestiário.org (Lisbon/Barcelona). International WorkshopDiagrammatology and diagrammatic praxis”, FCUL, 23-24 de Março, 2009

John S. Wilkins, Logical trees and the tree of Darwin. International WorkshopIllustration in Darwin. The tree as the image of evolution”, FCUL, 22 de Abril, 2009

Nathalie Gontier e Ricardo Santos, Different trees, different evolutionary theories? A philosophical perspective. International WorkshopIllustration in Darwin. The tree as the image of evolution”, FCUL, 22 de Abril, 2009

Maria Manuel Romeiras, Dora Batista e Octávio Paulo Gomes, Illustrating Evolution: Starting from Darwin’s tree of life to the present molecular phylogenetic trees. International WorkshopIllustration in Darwin. The tree as the image of evolution”, FCUL, 22 de Abril, 2009

Manuel Valente Alves, Olhar e conhecer a imagem do corpo em Leonardo, Vesálio, Dürer e Paracelso. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Joana Mesquita, O espólio de desenhos anatómicos do Museu de Medicina da Universidade de Lisboa. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

António Barros Veloso, Andrea Vesalius e a descoberta da Anatomia. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Adelino Cardoso, A fábrica do corpo como inteligibilidade do mundo. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Lucy Lions, Dignity: drawing relationships with the body. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Sebastião Resende, Altercorpus. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Silvia Di Marco, Naked to the flesh. Notes on use of medical imaging in contemporary art. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Teresa Levy, Uma vida sem vida, uma morte sem morte. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Jackie Pigeaud, Vésale. Notes sur l'évolution de l'anatomie artistique. International Workshop “Vesalius. A redescoberta da anatomia”, FMUL, 12 de Maio, 2009

Claire Farago, Quick Thinking and Improvising: Artisanal Knowledge and Artful Making. International Workshop “Leonardo Da Vinci. O Esplendor da relação Ciência e Arte”, FCUL, 26 e 30 de Outubro, 2009

João Caraça, A Mão Divina e a Reinvenção da Natureza. International Workshop “Leonardo Da Vinci. O Esplendor da relação Ciência e Arte”, FCUL, 26 e 30 de Outubro, 2009

Claire Farago, Leonardo's Color Theory at the Intersection of Art, Science, and Technology. International Workshop “Leonardo Da Vinci. O Esplendor da relação Ciência e Arte”, FCUL, 26 e 30 de Outubro, 2009

Javier Arnaldo, Goethe, 1810: Dibujos de un científico. International Workshop “Goethe. A botânica das cores”, FCUL, 20 de Novembro, 2009

Maria Filomena Molder, Ver com os olhos o que diante dos olhos está. Variações sobre um motivo goethiano. International Workshop “Goethe. A botânica das cores”, FCUL, 20 de Novembro, 2009

José Félix Costa, Bachelard's implicit measurement theory of physical and chemical quantities. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Sílvio Varela Sousa, O dilema da insuficiência geométrica no projecto científico. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

João Cordovil, Pensar a Mecânica Quântica sem imagem. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Zbigniew Kotowicz, Gaston Bachelard: Atomism, Surrealism and Scientific Thought. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Ana Gaspar, Bachelard, o instante poético e a cena psicodramática. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Joaquim Carlos Araújo, Para um «psiquismo hidratante». International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Nélio Conceição, Reflexos, árvores, enxertias. Para uma imaginação material fotográfica. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Vicent Bontemps, Mouvement physique et mouvement onirique chez Bachelard: le rôle des opérateurs dynamiques. International Workshop “Bachelard: Conceitos & Debates”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Cristina Azevedo Tavares, O desenho do corpo e do gesto na colecção da Sociedade Nacional de BelasArtes. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Alberto Faria, O Estudo da Anatomia na Colecção de Desenho Antigo da FBAUL. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Cristina Branco, Cartografia do corpo I. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Margarida Calado, Desenhar o corpo uma metodologia de ensino constante na arte ocidental. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Palmira Fontes Costa, A representação do corpo hermafrodita em obras médicas do século XVI ao século XVIII. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Nuno Nabais, O corpo nú e a ideia de ciência. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Marta de Menezes, O corpo obsoleto: arte contemporânea ligada às ciências biomédicas. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Isabel Ritto, Dürer, um pioneiro da antropometria. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Catarina Nabais, O corpo sem órgãos segundo Gilles Deleuze. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Luísa Arruda, As imagens do corpo no ensino artístico da Academia de Belas Artes de Lisboa. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Maxime Coulombe, Dreaming of the Future Body: Posthuman Art and Technological Fascination. International Workshop “O desenho do corpo na Arte e na Ciência”, FCUL, 20 de Maio, 2009

Olga Pombo. Image in Science and Art. Workshop Imag(in)ing the Nanoscale. Maison des Sciences de l’Homme. Paris, 5 e 6 de Outubro de 2009

P. Artières, Des images d’écrits et écrire à leurs propos. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

Z. Kotowicz, La Psyche – de la parole à l’image. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

M. Rodrigues, Imagem e semelhança. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

N. Nabais, Imagem e crença. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

A. Grinbaum, Nom et image comme rites de la technoscience. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

A. Guerreiro, As Imagens sem Memória e a Esterilização da Cultura. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

V. Machado, Wikipédia, a enciclopédia ilustrada livre que todos podem editar. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

A. Pinotti, Image et mémoire. Monument et non-ument dans la culture visuelle contemporaine. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

Y. Espiña, Uma leitura aristotélica de Marshall McLuhan. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

S. Fuentes Cid, Apreendendo complexidades: processo recursivo e criação artística. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

F. Fernandes, Uma espécie em vias de extinção? International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

V. Bomtems, L'écriture diagrammatique : l'image au-delà des mots. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

C. Nabais, Deleuze et Beckett: l'image comme épuisement du mot. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

N. Carvalho, Ponto, linha, plano...e teoria: lugar e função da linguagem na pintura de Wassily Kandinsky. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

V. Vidigal, Imagem Prática. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

D. Cohn, Art et Image. International Coloquium “Da Civilização da Palavra à Civilização da Imagem”, Instituto Français du Portugal, 10-11 de Maio, 2010

Olga Pombo, Epistemological features of nano images. S.NET 2010 - Second Annual Conference of the Society for the Study of Nanoscience and Emerging Technologies, Technische Universität Darmstadt, Alemanha, 1 de Outubro, 2010

Olga Pombo, Unity of Science and Encyclopaedia: Idea and Configurations. Philosophical Dialogue. International Conference in Honor of Marcelo Dascal’s Forty Years of Academic Scholarship, Tel Aviv University, Israel, 11 de Novembro, 2010

Olga Pombo, Razão e Computação de Lull a Leibniz. V Jornadas Ibéricas Lógica Universal e Unidade de Ciência. Organização do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Grupo de Lógica, Lenguaje y Información da Universidade de Sevilha. FCUL, 25 de Fevereiro, 2010

Ricardo Santos, Classificações biológicas e unidade dos seres. V Jornadas Ibéricas Lógica Universal e Unidade de Ciência. Organização do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Grupo de Lógica, Lenguaje y Información da Universidade de Sevilha. FCUL, 26 de Fevereiro, 2010

Catarina Nabais, Deleuze reencontra Leibniz no cinema. Colóquio Internacional Comemorativo do III Centenário da publicação dos Essais de Théodicée de G. W. Leibniz e 2.º Colóquio Leibniz Luso-Brasileiro "Razão-Optimismo-Teodiceia: a Herança de Leibniz no Iluminismo Europeu", Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa27 de Dezembro, 2010

Manuel Valente Alves, The Experience of Melancholy: Images of the Body in Estienne, Vesálio, Biddlo and Albinus. Colóquio Internacional O Livro, o Corpo e a Arte Médica, Biblioteca Nacional, 1 de Julho, 2010

Cristina Azevedo Tavares, The search of beauty and truth: medical art and aesthetics, por. Colóquio Internacional O Livro, o Corpo e a Arte Médica, Biblioteca Nacional, 1 de Julho, 2010

Olga Pombo, Three roots of Leibniz’s contribution to the Computational Conception of Reason, Computability in Europe 2010 - Programs, Proofs, Processes (Ponta Delgada, Açores), 2 de Julho, 2010

Olga Pombo, Models and Representations of Knowledge Organization. ECCS'10 LISBON - European Conference on Complex Systems, realizada no ISCTE-Lisbon University Institute, 13 de Setembro, 2010

Isabel Serra e Elisa Maia, A Linguagem do Invisível, por Isabel Serra e Elisa Maia, V Jornadas Ibéricas Lógica Universal e Unidade de Ciência. Organização do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Grupo de Lógica, Lenguaje y Información da Universidade de Sevilha, FCUL, 25 de Fevereiro, 2010

Francisco Salguero, Léxico, conceito e representação do conhecimento, V Jornadas Ibéricas Lógica Universal e Unidade de Ciência. Organização do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Grupo de Lógica, Lenguaje y Información da Universidade de Sevilha, FCUL, 25 de Fevereiro, 2010

Lambert Wiesing, Pause of Participation. On the Function of Artificial Presence. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

Ernst Pöppel, “Bild und Bildung”: Seeing and knowing from the viewpoint of a neuroscientist.. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

Paulo Freitas, Imaging the nanostructures and nanodevices. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

Bodil Holst, Different ways of looking at things: a discussion of the complexity of imaging at thenanoscale International. Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

Alice Benessia, Pause of Participation. On the Function of Artificial Presence. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

Chris Robinson, The artist ad mediator in seeing and understanding nanotechnology. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

Andrea Pinotti, Silent Story-Telling: Typologies of Iconic Narratives. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de Fevereiro, 2011

Nuno Nabais, Image and Act. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de Fevereiro, 2011

Manuel Lima, The emergence of visualization. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de Fevereiro, 2011

Jer Thorp, Interaction and complexity in information visualization. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de Fevereiro, 2011

Pedro Miguel Cruz, Visualization of complexity: expressiveness and accuracy. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 18 de Fevereiro, 2011

Rui Malhó, Science and art: are creativity and rigor in opposite corners? International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Rob Kesseler, Science and sensibility: an artist approach to micro imaging. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Daniela Seixas, Neuroimaging the brain. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Marta de Menezes, The art of ideas and the ideas of art. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Jorge Calado, Science-art continuum. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Diana Marques, Scientific Illustration, its importance for communication and dissemination ofScience. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Nuno Farinha, Five centuries of Natural History Illustration in Portugal. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Ana Teresa Bigio, Scientific Illustration in Portugal. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 19 de Fevereiro, 2011

Pedro Salgado, The illustrator and the sketchbook. International Colloquium Image in Science and Art. Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, 17 de Fevereiro, 2011

 

:: Comunicações nacionais

Ana Gaspar. O lugar da psicanálise na obra de Gaston Bachelard. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

Ana Almeida. A psicanálise face à ciência: uma perspectiva bioniana. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

José Luís Garcia. Tecnoimagem e iconografia do fogo na cultural visual de massas. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

Joaquim Araújo. Bachelard ou o ecletismo dos meios. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

José Luís Pio Abreu. Objectividade, subjectividade e intersubjectividade. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

João Cordovil. O objecto quântico segundo Bachelard. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

José Félix Costa. O lugar da imaginação em ciência. Workshop Internacional Os Lugares da epistemologia e da poética em Gaston Bachelard. FCUL, 10 de Dezembro, 2007

Miguel Faria, História da Ilustração Científica – Linhas orientadoras para a estruturação de uma disciplina. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Pedro Salgado, Ilustração Científica na actualidade em Portugal. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Willam Ober, Use of Imagery and Design in teaching the science of Biology. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Pedro Fernandes, Diários Gráficos: O sketch book e a Ilustração Científica. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Filipe Franco, Experiência de um ilustrador científico português. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

William Ober, The Evolution of Scientific Art from Hand to Digital. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Pedro Salgado, Filme Documentário. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Teresa Bigio e Flávia Neves, O papel da Ilustração Científica na construção do Conhecimento. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

William Ober e Pedro Salgado, Workshop prático de ilustração científica. Workshop A ilustração científica e a construção do conhecimento”, FCUL, 4-5 Dezembro, 2008

Catarina Nabais, Marco Pina, Joana Mesquita e Flávia Neves. Apresentação do projecto Imagem na Ciência e na Arte, integrado na sessão de lançamento do Projecto Espaços do Desenho. Fábrica Braço de Prata, 16 de Outubro de 2008

Olga Pombo. Interacções Arte e Ciência. Conversas na Aldeia Global - A Ciência não Morde. 20 de Novembro de 2008

Olga Pombo. Diários Gráficos como Instrumentos de Conhecimento. Espaços do Desenho. Fábrica Braço de Prata. 12 de Março de 2009

Olga Pombo, Ilustração entre Ciência e Arte. WorkshopIlustração entre Ciência e Arte”, FCUL, 21-22 de Abril, 2009

Artur Ramos, Darwin e a ilustração das emoções no homem e nos animais. WorkshopIlustração entre Ciência e Arte”, FCUL, 21-22 de Abril, 2009

Augusto Barroso, As Imagens com que a Física se faz: dos átomos aos diagramas de Feynman. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Dinis Pestana, Representações gráficas na formação da intuição, na análise dos dados e na comunicação das ideias. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Rodrigo Vilhena, Projecção do vídeo Beta Pictoris. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Cristina Pratas Cruzeiro, A Ilusão do Real: O Cruzamento da Arte com a Ciência em Solaris e Beta Pictoris. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

David Luz, Representações da Astronomia nas Artes. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Estela Jardim, Imagens da Ciência do Século XIX: Fotografia Científica. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Bruno Santos, Visualização e representação do «real» em Imunologia. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Luís Vicente, Modelos e Metáforas no Estudo do Comportamento Animal. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Marina do Vale, Da Imagem à Ciência e à Ética, em Medicina Fetal. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Maria Manuela Lopes, Re-presentations: art practice as residencies in science ground.WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Maria Aurindo, A imagem em Geografia e Antropologia. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Guida Casella, A Utopia do Rigor: reconstrução Histórica e Infografia jornalística. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Artur Ramos, O Desenho do Natural na Reconstituição Arqueológica. WorkshopAs Imagens com que a Ciência se faz”, FCUL, 25 de Maio, 2009

Thiago Henrique Santos, Do papel ao LCD: o desafio da comunicação científica via Web. Workshop “Os Lugares da Ciência”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Maria Manuel Costa, A sala de aula, o ensino, os modelos 3D como suporte de transmissão e compreensão da ciência. Workshop “Os Lugares da Ciência”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Ricardo Coelho, As imagens de Joule e o conceito de energia nos manuais: séc. XIX-XXI. Workshop “Os Lugares da Ciência”, FCUL, 13 de Maio, 2009

Ana Luísa Janeira, Imagens dos saberes nos gabinetes de curiosidades. Workshop “Os Lugares da Ciência”, FCUL, 13 de Maio, 2009

José Croca, Um exemplo dos modelos na construção da ciência. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

João Luís Cordovil, Modelos em Física: o cavalo e a esfera. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Jorge Louça, Modelos em ciências sociais vs. Modelos computacionais. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

João Barbosa, Galileu e a crença na simplicidade dos modelos. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Jesús Portillo, Inferencia en la metáfora y la imagen. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Marcelo Dascal, A transcendência como imagem espacial: uma interpretação metafórica. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

João Araújo, Entidades quânticas: pacotes de ondas versus onduletas.  Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Elisa Maia, Modelos de química - investigação, ensino e arte. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Mercês Sousa Ramos, A teoria do caos na modelização da aprendizagem de conceitos, uma perspectiva. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Shahid Rahman, Models in science as games of make believe and the artifactual theory. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Katherine Sirois, Du voir au savoir. Perspective sur la constitution des collections muséologiques.Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Luísa Arruda, Os modelos no desenho: dos modelli ao desenho de modelo. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Clara Menéres e José Tiago de Oliveira, Diálogo em torno das catástrofes e da arte. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Varda Dascal, Metáfora, imaginada, simulada, realizada. Workshop Modelos e Metáforas – entre Ciência e Arte”, FCUL, 14-15 Maio, 2009

Micael Cortes, Portas entreabertas: em busca de uma Educação Sensível a partir das Imagens, Espaços e Narrativas com Teatro-Educação. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 14 de Janeiro, 2010

Rosana Monteiro, (Re)configurações de saberes. Um estudo de trabalhos colaborativos entre artistas e cientistas. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Nuno Fonseca, A Reflexividade e a Crítica da Representação na Filosofia e na Pintura do Séc. XVII. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Nélio Conceição, Visão e Evidência na Fotografia. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Diana Soeiro, A Cor como Abrigo: a Arquitectura como Cuidado. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Sílvio Varela, Geometria Transcendental na Forma da Cognição. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010
Alexander Gerner, Metaphorology of Attention. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 14 de Janeiro, 2010

Silvia Di Marco, Olhar por Dentro. Pensar a relação entre Imagiologia Médica e Corpo a partir da Arte. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Ricardo Santos 15 de Janeiro, O óbvio e o obtuso nas iconografias comuns da evolução: uma reflexão através de Roland Barthes. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Nuno Carvalho, Teoria das Imagens Pictorais em Deleuze. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Katherine Sirois, De la vitrine-miroir. La réception des masques dans les musées, considérée du point de vue d'une pratique photographique et de l'esthétique de l'Einfühlung. II Jornadas de Pós-Graduação. Centro de Filosofia das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 15 de Janeiro, 2010

Olga Pombo, Science and Art – Variations upon a Common Ground, conferência de encerramento. NOMADIC.0910 - Encontros Entre Arte e Ciência, Universidade do Porto, 25 de Março, 2010

Olga Pombo, Timeline – O tempo do desenho. Apresentação de um projecto, participação numa mesa redonda com a artista Guida Casella, Fábrica Braço de Prata, 27 de Março, 2010

Olga Pombo, A imagem entre a ciência e a arte. Apresentação de um projecto. Mesa redonda, Espaços do Desenho, Fábrica Braço de Prata, 1 de Abril, 2010

Nuno Nabais, Arte e património. Mesa redonda organizada pelo projecto Espaços do Desenho, Fábrica Braço de Prata, 1 de Abril, 2010

Cristina Branco, A teoria das proporções no Bilderatlas Mnemosyne de Aby Warburg. Colóquio Internacional e Transdisciplinar «Aby M. Warburg, Qual o tempo e o Movimento de uma Elipse?», Universidade Católica Portuguesa e FLUL, 15 de Abril, 2010

Catarina Nabais, Estética e Política em G. Deleuze. Curso de Introdução ao Pensamento Crítico Contemporâneo, Fábrica Braço de Prata, Lisboa, 22 de Maio, 2010

António Vieira, Os Fios da Escrita em O Jogo da Liberdade da Alma. Segundas Jornadas Llansolianas de Sintra - Maria Gabriela Llansol: A Liberdade da Alma promovidas pelo Centro Cultural Olga Cadaval, Palco do Grande Auditório. 26 de Setembro, 2010

Ana Gaspar, Instantes Poéticos na Cena Psicodramática - uma contribuição da obra de Gaston Bachelard. X Congresso Português de Psicodrama. Santa Cruz do Douro (Baião) no Douro Palace Hotel Resort e Spa, 23 de Outubro, 2010

 

:: Textos de membros e colaboradores do projecto

Ingeborg Reichle - "The World as Image" (PDF) (PDF)

Ingeborg Reichle - "Remaking Eden: On the Reproducibility of Images and the Body in the Age of Virtual Reality and Genetic Engineering" (PDF)

Ingeborg Reichle - "Kunst aus dem Labor" (PDF)

Ingeborg Reichle - "The Art of DNA" (PDF)

Francisco Salguero - "Conceptualizacion y Elaboracion del Contexto" (PDF)

Eduardo Pellejero - "Conceptualizacion y elaboracion del contexto" (Comentario ao texto do Prof. Salguero) (PDF)

Oliveira, Ricardo Lourenço de  e  CONDURU, Roberto. Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz (link)

Rosana Horio Monteiro - "Descobertas múltiplas: a Fotografia no Brasil 1824-1833" (link)

Rosana Horio Monteiro - "Arte e ciência no século XIX: um estudo em torno da descoberta da fotografia no Brasil" (link)

Rosana Horio Monteiro - "Imagens diagnósticas e a construção social do conhecimento médico. Um estudo etnográfico do cateterismo cardíaco" (link)

Rosana Horio Monteiro - "Images médicales entre art et science" (link)

Rosana Horio Monteiro - "Imagens médicas entre a arte e a ciência: relações e trocas" (link)

Rosana Horio Monteiro - "Refotografias re-simbolizam o conceito de aura" (link)

Valeria Giardino - "Diagrams in logic and mathematics: epistemological questions" (Powerpoint)

Valeria Giardino - "Visual displays of information and the practice of Science" (Powerpoint)

Valeria Giardino - "Diagrammatic Reasoning - Theoretical questions and empirical research" (Powerpoint)

 

:: Outros textos disponíveis

Astrid E. Schwarz - "Escaping from limits to visions of space" (PDF)

Brigitte Nerlich - "Powered by Imagination: Nanobots at the Science Photo Library" (PDF)

Chris Robinson - "Images in NanoScience/Technology in Discovering the Nanoscale" (PDF)

Chris Toumey - "Truth and Beauty at the Nanoscale" (PDF)

Bibliography of literature relating to images in Nanoscience/Technology collated by Brigitte Nerlich and Chris Toumey (PDF)

 

 
© 2008-2011 A Imagem na Ciência e na Arte · Todos os direitos reservados